08 março, 2009

Um sonho...


"Sentir que sentimos
Saber que sabemos
Ser o que somos
Sonhar o que sonhamos
Somos simplesmente sonhos
E sentimos que sem sonhos
Somos sem sentido
E o sentido de ser o que somos
É saber que os sonhos,
Semelhante aos sentimentos
São superiores aos sofrimentos."
Joamila Brito



Sonhos, por que sonhamos? Dizem que sonhos são construções imaginarias resultante do processo de enquadramento cerebral para questões cotidianas e uma pluralidade de eventos emocionais de cada pessoa. Nossos olhos enxergam coisas que antecedem o que realmente está presente. As imagens são constituídas no cérebro. Necessariamente não precisamos ver algo para idealizá-la, basta que a imaginemos.


Pois bem, fugiremos desse foco cientifico e entraremos num contexto do qual impera a crendice social. Pois o grande desafio das pessoas é tornar seus sonhos em realidade.


Uma mulher via quem o amava e quem ela amava. Esses sonhos se repetiam, porque exprimia uma vontade muito grande de reaver essa pessoa que já não mais estava viva. Sempre acordava angustiada pela última lágrima não contida. Sem nunca entender o porquê daquele sonho se repetia, mas não buscava interpretá-lo, a seu ver era apenas sua própria tentativa de se conter sonhando com quem amava.


Toda vez, após a luz se apagar e seus olhos fecharem, ela partia em busca da pessoa que amava em seus sonhos. Tudo que queria era fugir da realidade, fugir do previsto desconforto que estava submersa. Todos os sonhos ela se punha distante da realidade. Mas ao voltar pra realidade sempre se dava conta que lhe restava à dor da ausência e da verdade que aquela pessoa só residiria em seus sonhos.


Ela parecia querer sonhar seu amor para sempre. E não havia mais nada a se fazer, era mais um sonho que se findava. Olhava para si no espelho e se sentia fragilizada, na ânsia da ausência olhava e não via o amor que tanto precisava. Seu sorriso se sobressaia junto a dor, viver feliz era uma tarefa quase impossível. Ela via o tempo passar por sua vida desejando que a pessoa que amava estivesse a esperando, como sempre, em sua casa. Era essa sua grande tentativa de ver além do olhar.


Quando triste olhava para o céu e numa noite mais, o sonho aconteceu. Lá estava ela de frente para a pessoa que a amava. E ela perguntou por que ele havia partido sem ela...Dessa vez ele dispensou o fato de aconselhar e lhe disse:



_ Eu não parti, caminho agora entre jardins e flores cujo perfume exala os cheiros mais suaves. Toda noite venho aqui e te vejo neste jardim, seu perfume me atrai sempre como em vida. Enxugue suas lágrimas e venha comigo, quero te mostrar como tem sido minha realidade. Eu sei que se põe a sonhar comigo todas às noites, assim como me ponho a sonhar contigo todas às noites e com todas as pessoas que amo. Ambos sonhamos em vidas paralelas. Quando hei de acordar também sinto a sua falta...Olhe, aqui é o lugar onde minha vida acampou: sorriso, felicidade em abundância, onde a dor não pode atingir ninguém, onde a felicidade brota de forma primaveril. Minha vida agora é ser feliz, não entendo porque tanto choras se me amas, saiba que estou colhendo os louros pela minha trajetória dedicada em vida. Combati o bom combate e agora descanso no leito da vida reservada apenas aos que primaram pelo bem, tenho certeza que você compartilhará comigo ainda uma eternidade.



Sem palavras ela podia sentir a paz do lugar, a felicidade, suas lágrimas e sua dor não tinham espaço naquele lugar. Mesmo assim ainda era difícil aceitar viver a ausência. Na sua angustia perguntou em palavras trepidas carregada de amor:



_ Quando é que meus olhos hão de vê-lo mais uma vez em realidade e não em sonhos?



Com seu olhar austero, sereno a responde:



_ O sonho é você que vive. Eu vivo agora para eternidade, em breve iremos nos encontrar novamente e o tempo aqui não é um fator. Quando você acordar de vez, como eu fiz, e teus olhos me ver mais uma vez, verá que a realidade é aqui e que o verdadeiro amor sempre espera. Tenho ido de encontro aos sonhos das pessoas que me amam porque seus corações exalam o perfume que me faz reencontrá-los e com isso posso matar minhas saudades e mostrar que estou bem. Bom, permaneço em ti, nunca estará sozinha, nunca a desamparei, nunca faltei com o meu amor por ti. Sei que sonhas comigo porque me amas, assim como já disse que posso reencontrá-la através desse amor, ambos estamos juntos agora, você em sua realidade e eu na minha. Atente, eu carrego comigo um pedaço seu, assim como você também tem um meu e esse pedaço do amor que nos cabe sempre nos manterá unidos, seja em sonhos, seja em qualquer realidade. E o amor que temos um pelo outros nos unirá dentro de nossos corações...



Ela agora chorava com a felicidade e não mais coma angustia que sempre a acompanhava. Pôde se dar conta que a grande comparação é que a sua realidade era o sonho breve em que vivera ao lado de quem tanto amava e a realidade para a qual a pessoa que amava passou a viver era a grande verdade.


Olhou para trás e via o cenário dos seus sonhos: ruas, casas, estradas, sem nada e então acordou. Quando acordou não lembrava de todo amparo que recebeu de quem amava no sonho, pois nosso cérebro só é capaz de recordar os momentos que flagra no instante breve antes de acordarmos e que saímos de um estágio de sono. Ela só lembrou das ruas vazias, das casas e da estrada. Porém, sentia uma felicidade anormal nunca antes sentida em outros sonhos.



________________________


Qualquer semelhança entre esse sonho e a realidade de uma pessoa... Não é mera coincidência.


Um comentário:

  1. Belo texto. Conseguiu dizer tudo. Sem palavras... Deixo apenas a letra de uma música, creio que você também se inspirou nela.

    Uma Vez Mais- Ivo Pessoa


    Vôa minha ave
    Vôa sem parar
    Viaja prá longe
    Te encontrarei
    Em algum lugar...

    Permaneço em ti
    Como sempre foi
    Mais perfeito e mais fiel
    Mesmo sozinho sei
    Que estás perto de mim
    Quando triste olho pro céu...

    Quando eu te vi
    O sonho aconteceu
    Quando eu te vi
    Meu mundo amanheceu...

    Mas você partiu sem mim
    E sei que estás
    Em algum jardim
    Entre as flores...

    Anjo!
    Meu tão amado anjo
    Bem sei que estás
    E eu do brando sono
    Hei de acordar
    Para os teus olhos
    Ver uma vez mais...

    Mais
    O verdadeiro amor espera
    Uma vez mais

    Quando eu te vi
    O sonho aconteceu
    Quando eu te vi
    Meu mundo amanheceu...(2x)

    Mas você partiu sem mim
    E sei que estás
    Em algum jardim
    Entre as flores...

    http://www.youtube.com/watch?v=pYZmIEnK7ts

    ResponderExcluir