12 março, 2009

Aprender a ver...


Da noite para o dia, tudo aquilo que você mais relutou ousa voltar à tona. Percebe que as tentativas de jogar tudo para debaixo do tapete foram em vão. Muitas coisas ficaram por lá, teoricamente escondidas, até que algo maior as libertasse. Elas nunca foram apagadas. O duro é constatar que alguns fatos certamente não serão esquecidos se deixados para trás... Ao contrário, todo esse decorrer do tempo os intensifica. Você se sente surpreendido, percebe que coisas do passado ainda te testam. A questão é: “Estarei pronto a desafiá-las?”

Cedo ou tarde, chega-se em um ponto em que se sentir fadigado em esconder momentos chaves que se passa em nossas jornadas é inevitável. Chega um tempo em que a única opção é bater de frente. É quando você se dá conta que não há mais para onde fugir: é hora de mudar.

Você finalmente tenta ser aquela pessoa que se manteve em um lugar obscuro por um tempo. Aquela pessoa que você escondia. Tenta deixar de lado as sombras que criou ou que criaram para você. Passa a analisar constantemente quem és realmente. Não se trata de um personagem. Você é você e ponto final.

A dificuldade em reviver certos momentos é imensa. Vez ou outra você se vê acuado, prestes a cair, mas algo que você tem em mente não permite que você se entregue. Você é instruído.É jovem e forte, quase inatingível. Apenas por um momento...

Ao relembrar do quão forte você foi em tempos passados, não entende como isso faz com que você se sinta tão fraco agora. “Por que?”- se pergunta. Não sabe ao certo até quando poderá suportar uma dor incessante, que te corrói por dentro; uma dor crônica da alma.

Reflexões te fazem reconhecer que podemos sim ser fortes, mas não implica dizer que o correto é ser auto-suficiente. Ao encarar momentos tenebrosos, você que sempre foi uma muralha que serviu de apoio para tantos, se vê tentado a pedir, também, um apoio. Tanto tempo fugindo, se reinventando para não ter que precisar de ninguém. Quando percebe que viveu demais em tão pouco tempo e se viu obrigado a amadurecer pagando os mais altos preços, você finalmente admite que já não dá mais.

É a hora de quebrar barreiras que você criou. Hora de permitir que alguém que mereça a tua confiança se una a ti e compartilhe aquilo que nunca deixou de ser um marco em sua vida, por mais que tentasse tornar essas facetas irrelevantes... Mas elas nunca foram.

Aos poucos você observa que a tua alma mutilada se recompõe gradativamente. Cicatrizes sempre existirão, mas não há mais que se falar em feridas abertas com um sangue que jorra sem parar.

Percebe ainda que há muitas coisas boas a serem vividas, e que aquele seu ceticismo dá lugar à esperança. O amadurecimento te habita. Você que tanto quis permanecer de olhos fechados, finalmente permite que lhe abram os olhos. Passa a enxergar além, a vista é bonita e é possível adentrá-la. Consegue descobrir o teu melhor através de outra pessoa que nada mais faz do quê mostrar que o teu melhor nunca deixou de existir.

Outro bloqueio foi quebrado. Dessa vez, a tua miopia moral sucumbe e te torna apto a enxergar longe, além do horizonte. Você consegue ver! Volta a enxergar após tanto tempo sendo alguém que preferiu ser cego ao presenciar situações que poucos viram e que muitos não suportariam ver. Protelou a sua cegueira, tentando deixar em segundo plano a necessidade de ver.

Finalmente uma luz irrompe em sua vida, e você se dá conta de que a visão é um dos mais belos sentidos.

Após essa longa caminhada de idas e vindas de dias vividos, do presente e das expectativas para um futuro próximo, o que passa a inundar a sua mente é que agora você tem noção de que os seus olhos devem ser efetivamente usados. Mais do que nunca, você sabe e é convicto nisso. Fará o máximo para usá-los como nunca o fez antes.

Siga este caminho, mantenha este foco! Após ter visto e vivido sob variadas óticas, saberá dar valor a tudo aquilo de bom que a vida te reserva. Logo irá descobrir o quanto a visão pode ser maravilhosa... Faça por onde acreditar!

Acredite!

Um comentário:

  1. Lilian, li seu texto e como refleti, ainda não parei...Vejo que vc vem buscando inserir o leitor nesse confronto do próprio EU. E o meu EU se manifestou, especificamente esse seu texto me fez lembrar dos meus últimos momentos, de quando eu terminava uma etapa da minha vida para começar um novo confronto que perdura até hoje...

    Sabe...Todo mundo adoraria saber lidar com suas fraquezas e adoraria falar sobre seus medos se isso não as fragilizasse. è difícil aportar numa pessoa que vc confie e divida com ela todos os seus medos e fraquezas.

    Nossos olhos são testemunhas de tantas coisas, do melhor ao pior. Viram o início de tudo e talvez não vejam o fim.Talvez sejam mesmo testemunhas apenas. Testemunhas da sua dor, da sua felicidade, pois são neles que a dor demonstra perdas, derrotas...E são neles que o brilho demonstra o momento de felicidade.

    Engraçado, que ao ler alguns trechos do seu texto, me vi numa situação perto do final da minha estadia fora...Eu me fiz uma pergunta:

    "Como serei daqui pra frente?"

    Estava não longe do meu lugar, mais longe do meu próprio mundo. Longe de mim, longe de tudo, apenas próximo de um ódio que aprendi a cultivar para me manter, aprendi afogar tudo em mim mesmo. Eu tinha só mais umas horas e quando preparei todo equipamento, bagagem,pois agora não mais pra ir de choque ao inimigo, eu percebi que dessa vez iria de choque a mim mesmo.

    Parece que enfrentar na real é mais fácil, vc sabe o que fazer, é tudo muito simples, mas confrontar a si próprio é algo do dia a dia, vim perdendo até aqui.

    A verdade é que até aqui eu não tinha as armas necessárias para me enfrentar, hoje as tenho. Hoje eu me levanto e sei que tenho cobertura e que não estou só quando for pego numa emboscada da vida.

    Hoje eu posso acreditar, sim, acreditar que terei os momentos mais difíceis, mas que estarei sempre de pé, sempre firme e forte, apto a agüentar as pancadas da vida, porque as cicatrizes, feridas sanam se bem tratadas, sanam se ainda houver vontade de acreditar que é possível, é...É possível ser feliz.

    "Finalmente uma luz irrompe em sua vida, e você se dá conta de que a visão é um dos mais belos sentidos."

    Uma Luz que alguma estrela tenha colocado diante dos meus olhos.

    ResponderExcluir