27 maio, 2007

Barulho de Carroça


Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.
Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia ...
Perguntei ao meu pai:
- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
- "Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz..."
(Autor Desconhecido)
-----------------

Lembro-me de uma frase cuja autoria desconheço: “Os que mais falam são os que menos têm a dizer”. Dá até para fazer uma ponte com um trecho de uma música do Legião Urbana. Já dizia Renato Russo- “fala demais por não ter nada a dizer”.

Aí está algo que se pode considerar uma filosofia de vida. É impressionante a habitualidade que acontecimentos desse tipo se manifestam diariamente em todo lugar. Parece que algumas pessoas têm necessidade de estarem sempre em evidência, tentando chamar a atenção a qualquer custo. Às vezes tentam se passar por pseudo-intelectuais, defendendo veementemente idéias embasadas em argumentos ou falácias ditas por líderes políticos, religiosos ou qualquer coisa parecida; muitas vezes sequer sabem o porquê de defenderem tais concepções.

Ao contrário desse tipo de pessoa, existem aquelas em que a autenticidade predomina. Chamam a atenção naturalmente, sem “forçar a barra”. Destacam-se por possuírem um brilho próprio. E se de alguma forma a expressividade chega a ponto de as tornarem o centro das atenções, é porque têm fundamentos para isso. Não se embasam em “achismos” ou falsas ideologias. É por isso que estes sim conquistam total destaque. Não por necessidade de serem notados, mas serem notados por puro mérito.

E você? Conhece alguma ‘carroça vazia’?

6 comentários:

  1. Lilian, adoro seus textos e o modo que termina cada um.
    Primeiramente quero agradecer pelo elogio à minha poesia.

    Mas conheço muitos carroça - vazia sim, aliás, é o que mais tem né?

    Ouvi uma frase e gostei, acho que tem um pouco a ver com seu texto: "Cada um escolhe o palco em que se quer viver, ou o picadeiro."

    O problema dos carroça- vazia é q sempre tem um burrinho pra puxar... ( aplaudir, no caso)


    Um bjo, e parabéns pelo belo texto!

    ResponderExcluir
  2. β, VOU TENTAR NÃO FALAR MUITO, BLZ?

    EU ACHO QUE A SUA TRISTEZA NA SEMANA PASSADA TEM RELAÇÃO COM O TEXTO ENTÃO COMO CARROÇAS NÃO MUITO VAZIAS QUE SOMOS NÃO PODEMOS DEIXAR QUE O BARULHO DAS OUTRAS NOS IMPEÇA DE OUVIR O CANTO DOS PÁSSAROS.

    SEJAMOS ENTÃO MÍMICOS, QUE DIVERTEM E SÃO APLAUDIDOS SEM DIZER UMA UNICA PALAVRA.

    FILOSOFIA DE BAR A PARTE, CONHEÇO SIM ALGUMAS MAS ACHO QUE ELAS NÃO GOSTÃO MUITO DE MIM POIS SEMPTRE SE AFASTÃO, EU DEVO SER UMA PÉSSIMA OUVINTE.

    BJS α

    ResponderExcluir
  3. Apesar dos pesares uma das coisas mais sábias a se fazer sempre é ouvir mais do que falar. E falar somente o necessário, as palavras perderam poder oficial, mas tem um poder imenso no que tange a honra e ao respeito. Palavras proferidas a esmo podem machucar ou podem ser usadas contra você.

    ResponderExcluir
  4. Eu coloquei outro vídeo pra vc lá, e pode deixar que eu vou divulgar o blog, pra vc não ser a unica a comentar lá!
    Mas como eu fiz especialmente para poder dizer "Bizonha, comenta lá!" ele já esta atingindo seu objetivo!!!
    Bjs;-)

    ResponderExcluir
  5. Fantastico o teu blog...parabens.
    posso linkar teu blog ao meu?

    ResponderExcluir
  6. Já me chamaram de carroça vazia, hahaahah..O metro cuequinha da solteiros.

    Mas, quem tem a necessidade de aparecer faz por mérito ou por necessidade?

    nem um e nem outro.Simplesmente não sabem viver sem que o que pensam seja imposto de forma ditadora.

    Mas, quem ouve demais enxerga de menos e fala o essencial demais.

    Um ser dotado de luz não atrai os brilhantes, pelo contrário: atrai as trevas.

    Ser capacitado e ter uma inteligência acima do normal só pode ser destacado quando os "inferiores" os notam. Portanto, vc é destaque porque a sua volta só estão os abaixo da média.

    Nem toda carroça cheia carrega o que presta, pelo contrário, carrega muito entulho, carrega muito material que será transformado.

    porém, uma carroça vazia pode ir em busca de algo tão leve ou tão pesado que a torne tão vantajosa.

    Aliás, atentou para o quanto essa idéia que vc desenvolveu está numa esfera projetada para "limitar" aqueles que buscam luzes?

    O problema da carroça não é se está cheia, vazia barulhenta. O problema da carroça é a direção para onde se conduz.

    ResponderExcluir